Perguntas Freqüentes – 常见问题

Nessa série de vídeos a Professora Bao responde às dúvidas mais freqüentes dos interessados.

Chinês é difícil?

Sim, chinês é uma das mais difíceis línguas do mundo – assim como o português. Mas não é impossível! O idioma mais falado do mundo é o de 1,4 bilhão de habitantes da China e pode ser dominado com disciplina, perseverança e, claro, um bom professor.

Quanto tempo é necessário para falar chinês?

harryporter_280Ou quer saber quando vai conseguir ler Harry Potter em chinês? Depende do ritmo e da determinação de cada um! No primeiro semestre do nível básico, chinês já não será mais um grande mistério. No nível intermediário, com cerca de 2 anos e meio de estudo, os alunos devem ter a capacidade de viajar para a China com pouca dificuldade e resolver missões práticas do dia-a-dia, mas é a partir de cerca de 3 anos e meio de estudos que perceberão um grande avanço em direção à fluência no idioma.

Qual é o livro utilizado no curso e onde posso comprar?

npcr-1_280Para as aulas de chinês, o livro utilizado é o famoso “New Practical Chinese Reader” do lingüista e professor Liu Xun da Universidade de Línguas e Cultura de Beijing (que participou da criação de HSK, a prova oficial de proficiência de chinês). A série tem 6 níveis sincronizados com os níveis do HSK, e, embora não exista versão em português (há versões em outras línguas), o conhecimento de inglês não é necessário para o curso.

xinsilu_280As aulas de chinês para negócios utilizam o livro “Novo Caminho Da Seda – Chinês Para Negócios” da professora Li Xiao Qi da Universidade de Beijing. A série é dividida em 3 níveis: básico, intermediário e avançado.

Os livros podem ser comprados em livrarias especializadas, lojas virtuais como a Amazon ou diretamente com a professora Bao.

Quem pode estudar e qual o limite de idade?

Não existe limite de idade. Qualquer pessoa que goste de idiomas, seja interessada na história e cultura chinesas, ou precise se qualificar para o crescente intercâmbio Brasil-China pode se beneficiar das aulas. A idade mínima para turmas é 15 anos. Para as alunos mais jovens ou que prefiram ambiente privado, a professora Bao oferece aulas particulares.

Qual é a diferença entre o curso de chinês e o curso de chinês para negócios?

Os objetivos são diferentes: enquanto o curso regular visa o ensino aprofundado do idioma e da cultura que o cerca, o curso de chinês para negócios é focado na aplicação prática da língua. Por exemplo, se por um lado o estudo de um poema do século VII pode ajudar na compreensão do ritmo do mandarim, uma aula de conversação simulando uma reunião profissional pode beneficiar o aluno que pretende viver em um ambiente chinês.

Onde são as aulas da professora Bao?

Autalmente, todas as aulas são online. A volta de precencial ainda não tem a data de prevista.

O curso pode emitir certificado?

hsk1-certificate-1-638_280

O único certificado de proficiência na língua chinesa reconhecido pelo governo chinês e internacionalmente respeitado é o HSK (HànYŭ Shuĭpíng Kăoshì), e para os alunos do curso de Chinês para Negócios existe o BCT (Business Chinese Test). No Rio de Janeiro, ambos os exames são aplicados exclusivamente pelo Instituto Confúcio que funciona no campus da PUC-Rio, e geralmente as provas acontecem 4 vezes por ano.

Os alunos da professora Bao completam cada nível dos cursos capacitados a passar no teste adequado às suas necessidades e ao seu grau de conhecimento.

O que é HSK e BCT? A professora Bao garante a aprovação?

HSK (HànYŭ Shuĭpíng Kăoshì) é a única prova oficial de proficiência na língua chinesa do governo chinês, dividida em “prova em papel” HSK e “prova oral” HSKK. O certificado HSK é reconhecido internacionalmente e também é uma ótima referência – ou, em alguns casos, até mesmo obrigação – para aplicação de bolsas de estudo e empregos relacionados com a China.

RELATÓRIO DE HSK E HSKK

HSK_tabela

QECR – Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas

BCT (Business Chinese Test) é a única prova oficial para proficiência de língua chinesa para negócios. A prova é dividida em níveis básico BCT-A , intermediário BCT-B e BCT-Conversação.

A professora Bao oferece uma excelente qualidade de preparação pra as provas, e turmas especiais de reforço são formadas de acordo com a demanda. Até maio de 2016, cerca de 98% dos alunos que participaram da prova de HSK em seus diversos níveis foram aprovados e receberam seus certificados.

Mandarim e cantonês são diferentes?

Sim, da mesma forma que o português do Brasil e o de Portugal. Mas a grande diferença entre o mandarim e o cantonês está na pronúncia. Cantonês é um dialeto usado principalmente na região de Guangdong, no sul da China, enquanto o mandarim, que a professora Bao ensina, é a pronúncia oficial da língua chinesa, ensinada e utilizada em todo o território chinês. Só que essa diferença de pronúncia é tão grande que chega ao ponto de os dois lados não se entenderem. Por exemplo, a professora Bao sorri e faz muita mímica quando viaja para Hong Kong e muitas vezes tem que falar inglês para não passar fome.

Chinês e japonês são parecidos?

Japonês é na outra sala. 😛

Claro que não! Bem, talvez um pouquinho. A língua japonesa é parcialmente derivada do mandarim, e no Japão também se usam alguns ideogramas chineses. Assim, alguém que fala chinês consegue entender um pouco sobretudo da escrita japonesa e vice-versa, mas as semelhanças ficam por aí.